Depois de quase um ano sem um post sequer, pela falta de tempo ou talvez porque tantas coisas boas e ruins aconteceram desde agosto em diante, que acabei deixando esse blog que tenho tanto carinho, pelo fato de apresentar dicas culturais, que abarcam a literatura, o cinema, a dança, a música, as artes plásticas, ou seja, a arte em geral; resolvi logo hoje, no dia de São Jorge, desse Santo Guerreiro e que desde criança tenho muita fé Nele, decidi voltar a escrever neste blog. Também tenho que dizer que hoje, além de ser dia de São Jorge, feriado na cidade do Rio de Janeiro (e muito merecido esse feriado, afinal é um Santo muito cultuado e muito querido aqui no nosso Brasil, e em especial, na "cidade maravilhosa", é o dia do livro....e em alguns países se tem o costume de se presentear um livro e uma rosa a alguma amigo, namorado, enfim, a alguém que se queria bem. Esse dia teve sua origem na Catalunha, na Espanha, onde se celebrava no dia 5 de abril dia do nascimento de Cervantes, porém, foi mudada para o dia 23 de abril, a data do falecimento do grande escritor espanhol e continua sendo neste dia sua celebração até os dias atuais, onde em 1995 a Unesco em virtude do dia 23 de abril ter sido uma data em que outros grandes escritores faleceram, ela acabou instituindo como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. E como amo escrever....por que não voltar a escrever logo nesse dia duplamente especial?
|
Imagem de São Jorge que minha mãe me deu de presente uma semana antes do meu aniversário, no ano de 2013. |
Bem, primeiro, aproveito para contar uma historinha que minha mãe me contou quando eu ainda era criança. Minha mãe muito devota de São Jorge, quando estava grávida, pelos seus cálculos, eu nasceria justamente no dia de São Jorge ou no máximo final de abril, então, ela prometeu que se eu nascesse no dia do Santo Guerreiro ela daria o nome de Jorgina ou Joana para mim, se eu fosse menina ou se eu fosse menino, o nome Jorge, é que naquela época, em 1985 não era muito comum saber o sexo do bebê e minha mãe queria surpresa, logo, meu enxoval foi tudo numa cor neutra, azul, que serviria tanto para um menino quanto para uma menina e também porque azul é a cor do Manto de Nossa Senhora, que ela também era devota como a minha avó...porém....eu não nasci no dia 23 de abril e nem finais de abril, mas no dia 9 de maio, então fiquei com o nome de Renata que significa "Aquela que renasce", mas desde muito pequena minha sempre ressaltou essa história e sempre me disse sobre a sua fé em São Jorge....logo, também me tornaria devota desse Santo Guerreiro, da Capadócia para o mundo. Viva São Jorge Guerreiro!!
Também aproveito para recordar os fogos de artifício que todo ano acontecia na cidade em que nasci e morei até os meus 20 poucos anos, às 5 horas manhã no dia 23 de abril, em comemoração ao dia de São Jorge....era emocionante despertar com aqueles fogos de artifício....e ainda mais tarde, às 18 horas ter o privilegio de acompanhar desde a varanda ou a janela da casa que eu e minha família moramos até os meus 16 anos, uma bonita procissão realizada por um dos Centros Espíritas do bairro....Era lindo e era um momento de muita fé, de muita oração, de agradecer as bênçãos recebidas e reforçar os seus pedidos, a sua fé na força desse Santo Guerreiro.
Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus com sua Divina Misericórdia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Em segundo lugar, como hoje se comemora também o dia do livro, #FicaADica pra você ir a uma livraria ainda esta semana e folhear, folhear, folhear os livros que estejam bem a sua frente, seja de qual tema for, seja um Best-Seller ou não, e escolher com um desses livros que mais te chame a atenção, seja pelo título, pela própria capa ou até mesmo o que vem escrito em sua "orelha" ou "detrás da capa".... escolher esse livro e dar de presente a si mesmo ou uma pessoa querida....com toda certeza você estará fazendo um bem, pois ler nos permite viajar através das palavras....e quantas vezes não sentimos a necessidade de viajar, de conhecer novos lugares, novas pessoas, novos mundos? E o livro nos permite isso. Livrarias maravilhosas aqui na nossa cidade é que não faltam...basta você se interessar pelo universo da leitura.
Por último, talvez toda essa minha lembrança referente as comemorações do dia de São Jorge e esse meu impulso em querer voltar a me dedicar a este blog justo em um 23 de abril não tenha sido casual, mas um sinal de que as coisas vão dar certo, apesar da "tormenta" que venho enfrentando desde o ano passado e ainda mais pesada, no início deste ano...."tormenta" que prefiro ainda não entrar em detalhes, porque este blog não tem como motivo contar coisas tristes, mas dar dicas de coisas que podem te fazer feliz, te fazer sentir menos estressado num dia a dia muito corrido, angustiante; de que as coisas vão realmente dar certo. Então #FicaADica Leia ou presenteie um livro.