Mas o que é a Arte Pop ou Pop Art? Há mais ou menos 2 anos, através de uma artista plástica espanhola, Elohe López Herreros, que conheci através das redes sociais, comecei a me interessar por esta arte baseada em uma comunicação direta com o público, com as massas, por meio de signos e símbolos extraídos do imaginário que cerca esta cultura de massa e a vida cotidiana. O Pop Arte teve início na década de 60, como um movimento que se opõe a separação da arte com a vida, e se faz através de traços bem peculiares, como a incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisas, do cinema e por que também não dizer da música.
Nomes como Richard Hamilton, Andy Wall, Roy Lichtenstein, são só alguns dos artistas desta arte "popular" que chegou a vários lugares do mundo, não ficando restrita só aos norte-americanos e aos europeus, chegando inclusive ao Brasil, como Antonio Dias, Rubens Gerchman e Claudio Tozzi, e como nesta década de 60 ainda era inicipiente a proliferação dos meus de comunicação de massa, esses artistas trabalharam muito com temas de engajamento político.
Destaco a Arte Pop na Espanha, justamente por conhecê-la um pouco mais, através de minha amiga Elohe, que para mim é uma das melhores artistas plásticas da atualidade. A arte pop espanhola adquiriu um maior peso na temática erótica e no tom político (um pouco parecida esta última característica com a do Brasil) como marco de referência a repressão que o país sofria naquela época. Alguns dos seus principais representantes são: Eduardo Arroyo, Canogar, entre outros nomes. A arte pop em Espanha também incorpora imagens muito conhecidas para a sociedade espanhola, assim como, chegaram a integrar figuras da pintura do país do Século de Ouro no meio cotidiano atual.
Voltando a comentar sobre Elohe López Herreros, ela explana diversos retratos, com esses temas tão comuns, tão cotidianos, desde uma xícara de café, uma coca-cola, várias carros, entre tantos outros, até retratos dos clássicos do cinema e até de artistas da atualidade. Inclusive, Elohe tem uma coleção muito interessante que se chama Sexy-Pop, em qual não se vê vulgaridade mas uma sutileza ao tratar da desta sensualidade, que cada um de nós leva consigo, principalmente as mulheres.
Vale ressaltar ainda, que Elohe já fez diversas exposições ao redor do mundo, ou seja, não somente em sua terra natal, a Espanha, mas nos EUA, entre outros países, o que demonstra o seu reconhecimento no mundo da arte. Acredito que voltarei a falar sobre ela e seus retratos, possíveis influências em sua obra, porque como já disse anteriormente, para mim é uma das grandes, e que merece sucesso total.
Por tal motivo, fica esta #SuperDica:
Acessem o site da artista plástica Elohe López Herreros que com toca certeza você se encantará por suas cores vivas e pela genialidade em que absorve esta arte pop e a transforma em algo totalmente seu, demonstrando sua veia de originalidade. E se você um dia for a Espanha, não deixe de adquirir um dos quadros de Elohe, pois você terá em sua casa uma obra super contemporânea e genial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário